terça-feira, 11 de setembro de 2007

INFARTO

  • O que causa o INFARTO?

O infarto é a falta de circulacão em uma área do músculo cardíaco, cuja as células morrem por ficarem sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. A interrupção do fluxo de sangue para o coração pode acontecer de várias maneiras:

  1. A gordura vai se acumulando nas paredes das artérias que irrigam o próprio coração. Com o tempo, forma placas, impedindo que o sangue flua livremente. Assim, basta um espasmo (provocado pelo estresse) para que a passagem da circulação se feche.
  2. Ou seja, o infarto pode acontecer por entupimento (quando as placas de gordura entopem completamente a artéria, o sangue não passa). Assim, as células no trecho que deixou de ser banhado pela circulação acabam morrendo.

  • Quais são os sintomas?
  1. Uma pressão desconfortável no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora;
  2. A dor espalha-se para os ombros , pescoço e braços;
  3. A dor nopeito vem acompanhada de tonturas, suor, náuseas, respiração curta ou falta de ar e sensação de plenitude gástrica.

Médicos alegam que, algumas vezes esses sintomas podem vir e voltar.

  • Como é o tratamento?

Em primeiro lugar, deve-se correr contra o relógio, procurando um atendimento imediato, pois a área do músculo morta cresce como uma bola de neve com o passar do tempo. Quando o tratamento é instituido logo após o infarto, acredita-se que possa-se reduzir drasticamente a lesão do músculo do coração.

  • Como prevenir?

O primeiro passo é controlar a alimentação. A dieta deve ser composta de carnes magras, de preferencia peixes e aves e muita, verdura e legumes. Também evitar o sedentarismo e o tabagismo, alto colesterol, estresse...

  • Referência:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3953&ReturnCatID=357#Prevenção%20e%20Fatores%20de%20Risco


  • Anexos:
  1. O infarto e a mulher: A saúde do coração feminino varia com o ciclo menstrual. Durante as semanas imediatamente antes e depois da menstruação, aumenta a ocorrência de dores no peito e infartos. A rigação do músculo cardíaco também diminui. A causa é a diminuição no organismo dos níveis de estrogênio, hormônio que protege os vasos sanguíneos.
  2. Mulheres Mais Jovens Têm Maior Possibilidade de Morrerem Como Conseqüência de um Infarto do Miocárdio, Quando Comparadas aos Homens.
  3. Aspirina é Ainda o Melhor Medicamento para Prevenção do Infarto

3 comentários:

(**U2 THE BEST**) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
(**U2 THE BEST**) disse...

Primeiramente, esse era um trabalho de Iniciação à Pesquisa- professora Ana Lika Tsubahara- feito e duplas e, minha dupla foi o Rafael Carneiro.
Com essa pesquisa, ampliamos nosso conhecimento sobre o assunto. Como, por exemplo, a questão dos sintomas, que uma em cada três pessoas não sentem os sintomas; outra era o que realmente acontecia no infarto, que é a questão do "entupimento" das veias,; mas o que mais nos chamou a atenção foi que a Aspirina,que é um dos remédios que mais ajudam a não causar infartes, entre outras coisa...Gostariamos de dedicar esse nosso trabalho a Porfessora Ana Lika, pois sem ela não iriamos saber cuase nada sobre INFARTO....
Obrigado pela atenção!!

Leopoldo e Rafael

Unknown disse...

Muito Bom!!!

Pesquisando, buscando e lendo a gente sempre aprende. Espero que vcs continuem enriquecendo esse espaço com novidades e muito aprendizado.
Abraços Profª Joanita